Mori Gyaru

Mori Gyaru (=Forest Girls), é um estilo de vida que originou no Japão e que lentamente se está a espalhar por todos os cantos do mundo. O termo significa "raparigas da floresta", e nasceu de uma simples comparação quando se tentava descrever a recente corrente: "raparigas que parecem viver na floresta". E daí nasceu o termo.


As Mori são jovens que renunciam ao rebuliço, stress e consumismo tipicamente citadino e adoptam um estilo de vida ligado à natureza e a hobbies mais relaxantes. Enquanto uma jovem típica estiver a fazer compras nos grandes centros comerciais de Shibuya, passar horas a preocupar-se com a sua aparência, sair à noite para beber e ir a discotecas, uma jovem Mori trocaria isto tudo por uma tarde num café calmo a ler, a dar um passeio num meio rural com uma câmara fotográfica nas mãos, a tomar um chá com amigos num sítio silencioso ou à procura de pequenos acessórios naturais em lojas étnicas. As Mori apreciam as pequenas coisas da vida e desligam-se do meio urbano para poder estabelecer uma ligação com os esquecidos prazeres da vida e da natureza. Interessam-se por múltiplas culturas espalhadas pelo mundo, adoram viajar e têm um gosto particular por música alternativa - céltica, folclórica, instrumental, ou simples sons naturais.


Quanto ao vestuário, as Mori preferem tecidos naturais como o algodão e a lã, de tons castanhos, verdes, pastéis, quentes. As peças de roupa são largas e confortáveis, usando muitas vezes ponchos, xailes, cachecóis, luvas, e botas. A maquilhagem e os acessórios são muito modestos.